Logo - Invenis um passo a frente

Perguntas Frequentes

Quais os benefícios do serviço?

Ter o conhecimento do ajuizamento de uma ação com atencedência pode ser útil para evitar revelia, ganhar tempo na elaboração da defesa, negociar acordos antes da contestação, contingenciar/tomar providências contra um pedido liminar. Para advogados de escritório essa informação pode impressionar um cliente ou cliente em potencial antes mesmo que ele tenha conhecimento do processo, sendo decisivo na escolha dele do advogado.

Qual a freqüência das buscas?

Normalmente uma vez por dia com o horário ao seu critério. Essa freqüência pode ser maior ou menor caso necessário.

O sistema informa andamentos de processos?

Não, nosso foco é identificar novos processos.

Existe algum tipo de limitação nas buscas?

Estamos limitados às informações disponibilizadas nos diferentes sites de cada Tribunal. Alguns Tribunais, por exemplo, restringem o resultado da pesquisa a um determinado número de ocorrências, exigindo às vezes que os termos de pesquisa sejam mais refinados. Nós conhecemos essas limitações e configuramos as pesquisas para os melhores resultados, identificando os casos em que a pesquisa não será eficaz.

Cadastrei o nome “Phillip Morris”, mas recebi informações de um processo em nome de “Felipe Norris”. Houve algum erro?

Não. Alguns Tribunais realizam pesquisas fonéticas o que, vez ou outra, pode indicar resultados indesejados.

Cadastrei a Mercedes-Benz do Brasil Ltda., com as variações Mercedes-Benz e Mercedesbenz. Ocorre que o autor ajuizou ação contra “Mercedez-Bens”. O sistema encontrará a ação?

Nos Tribunais que oferecem pesquisa fonética, certamente o processo será encontrado. Naqueles que não oferecem, provavelmente o processo não será identificado. Nós conhecemos as características de cada tribunal e fazemos as configurações para os melhores resultados, sempre deixando claro o que será pesquisado antes do início.

As pesquisas são realizadas no distribuidor?

Não, as pesquisas são feitas nos websites dos Tribunais. Em alguns casos pode haver um intervalo de algumas horas entre a distribuição do processo no distribuidor e a efetiva disponibilização da informação no website do Tribunal (por exemplo, onde o peticionamento não é 100% eletrônico). Nosso serviço garante a identificação dos processos assim que são disponibilizados nos websites dos Tribunais.

Como funcionam os casos de segredo de justiça? Eles serão capturados?

Dependerá se o Tribunal disponibiliza, ao menos, os nomes envolvidos (Maria da Silva v. Louis Vuitton Brasil Ltda.) ou se os substituiu pelas iniciais (M.d.S. v. L.V.B.L.). No segundo caso, a captura não será possível.

Entenda as diferenças entre nosso serviço e os de "recorte".

Resumidamente estamos à procura de uma informação específica (novos processos) em locais diferentes (sites dos Tribunais), sendo certo que a entrega dessa informação é feita de maneira muito mais rápida e barata.

O que fazem os serviços de recortes?

Serviços de recortes capturam informações sobre o andamento dos processos em nome das empresas e indivíduos cadastrados, somente se tais informações forem publicadas nos chamados Diários de Justiça Eletrônicos (DJe). Diariamente, os usuários dos serviços de recortes recebem informações sobre as eventuais novas publicações ocorridas no DJe, o que engloba todo e qualquer ato processual nas diversas fases do processo.

Serviços de recorte também informam sobre novas ações?

Eventualmente, usuários de serviços de recortes também acabam tomando conhecimento de processos novos. Isto porque, alguns poucos Tribunais publicam no DJe a informação sobre a distribuição de um novo processo para uma determinada Vara. Quando essa informação é publicada - o que pode ocorrer entre 5-30 dias após o ajuizamento da ação - o usuário do serviço de recorte provavelmente receberá a informação.

Uma segunda maneira do usuário de serviço de recorte tomar conhecimento de um novo processo - especialmente naqueles Tribunais que não publicam a informação da distribuição a uma determinada Vara – ocorre quando o juiz despachar a inicial. Por exemplo, quando houver um despacho de “Cite-se o Requerido na forma da lei” ou “Concedo a Tutela Antecipada requerida”, isto necessariamente deverá ser publicado no Dje e, consequentemente, o usuário do serviço de recorte tende a receber a informação. Naturalmente, o prazo para a publicação dessa informação irá variar de acordo com a rapidez e eficiência de cada Vara.

Diferencial Invenis

Como nossa busca é diretamente nos sites dos tribunais, conseguimos a informação antes que ela seja publicada no DJe. Nossos usuários necessariamente tomarão conhecimento do novo processo em, no máximo, 24 horas após a disponibilização dos dados no site do Tribunal. Ou seja, um ganho médio de aproximadamente 20 dias, tempo que pode ser fundamental na defesa de ações com pedido de tutela antecipada. Mas o mais importante: nossos usuários receberão a informação antes dos usuários de serviços de recortes.

Outro diferencial é que a informação sobre a existência de uma nova ação chega de maneira “limpa”. Enquanto os usuários dos serviços de recorte devem percorrer todas as inúmeras publicações em nome da empresa/individuo cadastrado para identificar um novo processo, esta informação chega aos nossos usuários de maneira destacada. Para usuários de serviços de recorte que recebem diariamente muitas publicações, a informação sobre um novo processo pode facilmente passar desapercebida.

Além disso, nossa solução é inteiramente web, dispensando qualquer instalação de programas e pode ser iniciada ou cancelada a qualquer momento. Com alguns cliques você já começa a receber os resultados de suas consultas no seu e-mail.

Insubstituíveis e independentes

Em resumo, embora seja um aliado fundamental, nosso serviço não substitui o serviço de recorte, até porque temos um escopo muito mais focado (e com preço totalmente acessível – vide pacote de serviços). Além disso, nosso sistema tem plena utilidade mesmo para aqueles que não são usuários do serviço de recorte, mas pretendem ter em mãos uma das informações mais úteis do processo: o momento de seu nascimento.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente