logo legaltech invenis logo invenis software jurífico
invenis advocacia 4.0
logo lawtech invenis

Assessoria Jurídica: entenda o que é e como realizar

Advocacia 4.0 8 abr 2024

Fazer a boa gestão de uma empresa pode ser um grande desafio. São diversas questões que se tornam uma grande preocupação para o funcionamento da organização: fazer com que a empresa atue dentro das conformidades legais, lidar com fornecedores, disputas judiciais, aplicar estratégias para redução de custos, etc.

Neste ponto, a assessoria jurídica desempenha um papel fundamental. Isso porque, para atuar nessa área, além de todo o conhecimento necessário no ramo de atuação da empresa, o conhecimento das diversas áreas do direito é importante para evitar problemas no futuro.

Mas é claro que a sua importância vai além e é justamente nesse assunto que vamos entrar mais a fundo para te explicar melhor. Continue a leitura.

No final deste conteúdo, você terá lido sobre:

  1. O que é Assessoria Jurídica?
  2. Qual o objetivo da Assessoria Jurídica?
  3. Como a assessoria jurídica se diferencia da consultoria jurídica?
  4. Quais são os principais benefícios da assessoria jurídica?
  5. Conclusão

O que é Assessoria Jurídica?

A assessoria jurídica diz respeito a um serviço prestado por um advogado qualificado sobre questões relacionadas à lei e aos direitos legais de uma pessoa ou entidade.

Essa assessoria geralmente aborda questões legais específicas, como direitos e responsabilidades legais, procedimentos legais, interpretação de leis e regulamentos, entre outros assuntos jurídicos. É importante notar que a assessoria jurídica deve ser realizada somente por advogados licenciados e autorizados a praticar a advocacia em uma jurisdição específica, ou seja, é preciso ter o registro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A assessoria jurídica deve ajudar os gestores a evitar erros juridicamente relevantes e a obter benefícios jurídicos, agindo proativamente nas empresas de uma forma que reduza a quantidade de procedimentos organizacionais.

Qual o objetivo da Assessoria Jurídica?

O principal objetivo da assessoria jurídica é prestar serviços profissionais nas áreas que as empresas necessitam para prevenir custos e perdas, reduzir erros e falhas por falta de conhecimento jurídico e encontrar formas para tornar a área jurídica da empresa favorável para a mesma.

Quando integramos os conhecimentos jurídicos nas operações de uma organização, os assessores jurídicos melhoram a segurança das operações da empresa e poupam recursos ao reduzir litígios e outras questões jurídicas.

Como a assessoria jurídica se diferencia da consultoria jurídica?

A assessoria jurídica geralmente é um serviço mais amplo e abrangente, envolvendo a análise, aconselhamento e assistência em uma variedade de questões jurídicas. Isso pode incluir aconselhamento sobre conformidade legal, estratégias de negócios, elaboração de contratos e políticas, além de representação em disputas legais.

Por outro lado, a consultoria jurídica é algo pontual e geralmente refere-se à orientação sobre questões legais particulares ou casos específicos. Pode envolver interpretação de leis, regulamentos ou precedentes legais aplicáveis a uma situação específica, bem como aconselhamento sobre a melhor abordagem para resolver um problema legal específico.

Quais são os principais benefícios da assessoria jurídica?

A assessoria jurídica proporciona diversos benefícios para o negócio, separamos algumas principais, confira.

Segurança Legal

A assessoria jurídica promove a segurança legal, permitindo que você tenha confiança nas decisões que toma, seja na vida pessoal ou nos negócios.

Um advogado pode ajudar a garantir que suas ações estejam em conformidade com a legislação vigente, reduzindo assim o risco de enfrentar consequências legais adversas no futuro.

Redução de custos legais

Quando você busca orientação de um advogado, está investindo em uma análise profissional e experiente de sua situação jurídica, o que pode ajudar a identificar estratégias eficientes para minimizar os custos associados a questões legais.

Além disso, existem várias maneiras pelas quais a assessoria jurídica promove a redução de custos, como:

  • Prevenção de litígios;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Eficiência processual;
  • Negociação vantajosa.

Prevenção à judicialização

A prevenção à judicialização, promovida pela assessoria jurídica, refere-se às medidas proativas tomadas por indivíduos ou entidades para evitar ou minimizar disputas legais que possam se tornar processos formais em tribunal. A assessoria jurídica ajuda na prevenção da judicialização por meio de vários mecanismos-chave:

Lista dos 5 mecanismos-chave para prevenção à judicialização
  1. Avaliação e gestão de riscos: os assessores jurídicos avaliam os riscos potenciais associados a várias ações ou decisões, permitindo que os clientes façam escolhas informadas que reduzem a probabilidade de disputas legais.
  1. Orientação de conformidade: fornecendo orientação sobre garantir conformidade com leis e regulamentos relevantes às atividades do cliente, ajudando a evitar problemas legais e violações regulatórias.
  1. Elaboração e revisão de contratos: o assessor jurídico ajuda na elaboração e revisão de contratos para garantir que esteja claro, completo e em conformidade com requisitos legais, minimizando assim o risco de disputas contratuais.
  1. Resolução Alternativa de Disputas (ADR): os profissionais jurídicos podem recomendar métodos alternativos de resolução de disputas, como mediação ou arbitragem, que muitas vezes podem resolver conflitos de forma mais eficiente e econômica do que a litigação tradicional.
  1. Aconselhamento preventivo: os clientes recebem conselhos proativos sobre como estruturar acordos, transações e operações comerciais para mitigar o risco de potenciais conflitos legais.

Como já mencionamos anteriormente, a assessoria jurídica desempenha um papel fundamental na vida pessoal e nos negócios, oferecendo uma variedade de benefícios essenciais. Desde a proteção dos direitos individuais até a prevenção de litígios e a minimização de riscos legais, os serviços de um advogado proporcionam segurança, confiança e tranquilidade para enfrentar desafios jurídicos.

Conclusão

Além disso, ao investir em assessoria jurídica, os indivíduos e empresas podem economizar tempo, recursos e evitar custos desnecessários associados a litígios. Portanto, seja para questões cotidianas ou situações complexas, buscar orientação jurídica é uma decisão inteligente e estratégica para proteger interesses e garantir conformidade com a lei.
Gostou do conteúdo? Navegue mais aqui pelo o nosso blog e confira o artigo completo sobre planejamento estratégicos para os escritórios de advocacia.

Continue conosco:

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada: