logo legaltech invenis logo invenis software jurífico
invenis advocacia 4.0
logo lawtech invenis

Gol anuncia Recuperação Judicial: entenda o caso

Advocacia 4.0 12 fev 2024

Em 2023, a Recuperação Judicial foi um dos assuntos muito presentes na mídia. Isso porque, segundo dados apresentados pela Serasa Experience, tomando como base 12 meses anteriores a agosto de 2023, os pedidos de Recuperação Judicial e falência no Brasil cresceram 32%.

Logo no início de 2024, já nos deparamos com a solicitação de Recuperação Judicial da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A nos Estados Unidos, como uma estratégia de reestruturação da situação financeira da empresa. Mas para entender a fundo sobre o assunto, continue a leitura deste conteúdo.

No final deste artigo, você terá lido sobre:

  1. Por que a Gol pediu Recuperação Judicial nos Estados Unidos?
  2. Como ficará a operação da empresa?
  3. Entenda melhor a Recuperação Judicial
  4. Quais são os riscos da Recuperação Judicial?

Por que a Gol pediu Recuperação Judicial nos Estados Unidos?

Na quinta-feira da semana passada, a Gol Linhas Aéreas acionou um instrumento legal chamado “Chapter 11” no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York. Esse instrumento é equivalente à Recuperação Judicial no Brasil. 

De acordo com o CEO, Celso Ferrer, a companhia optou pelo recurso na justiça norte-americana como forma de estruturar suas obrigações financeiras de curto prazo, que são estimadas em R$ 20 bilhões, além de fortalecer sua estrutura de capital para ter sustentabilidade a longo prazo. Seguindo assim, as recomendações dadas pelos advogados da companhia do país.

Além disso, a Gol também informou que garantiu um financiamento no valor de R$ 950 milhões para apoiar os negócios, em uma modalidade denominada debtor-in-possession ou, traduzindo para o português, devedor em posse, um modelo de empréstimo realizado na Recuperação Judicial.

Como ficará a operação da empresa?

De acordo com a nota divulgada para a imprensa pela Gol e reforçado por Ferrer, todos os voos estão operando normalmente conforme o programado e todas as reservas e passagens aéreas continuam em vigor.

Além disso, para quem utiliza o programa de fidelidade Smile também não terá alterações e continuará disponível normalmente para a compra e resgate e acumular milhas voando.

Ou seja, os clientes poderão organizar suas viagens e continuar voando pela companhia normalmente, tanto por meio de compra de passagens, como pela utilização de vouchers.

Entenda melhor a Recuperação Judicial

A Recuperação Judicial trata-se de um mecanismo legal no Brasil que permite a empresas em situação de crise financeira buscar a reestruturação de suas dívidas e a superação de dificuldades econômicas. Esse processo está previsto na Lei de Recuperação Judicial e Falências (Lei nº 11.101/2005).

O que é e como funciona a Recuperação Judicial?

O pedido de Recuperação Judicial pode ser apresentado por empresas que estejam enfrentando dificuldades financeiras e que busquem a renegociação de suas dívidas para evitar a falência. Ao entrar com o pedido, a empresa busca a proteção da Justiça para negociar com seus credores e elaborar um plano de recuperação.

O processo de Recuperação Judicial envolve a apresentação de um plano de recuperação pela empresa, que deve ser aprovado pelos credores e homologado pelo juiz. Esse plano pode envolver a renegociação de dívidas, o parcelamento de débitos, a venda de ativos ou outras medidas que visem à superação da crise financeira.

Durante o período de recuperação judicial, a empresa ganha proteção contra ações de execução movidas pelos credores, proporcionando um ambiente mais controlado para a reestruturação financeira. Além disso, é designado um administrador judicial para auxiliar no processo e garantir a transparência.

É importante destacar que nem todas as empresas em crise podem se beneficiar da Recuperação Judicial, e há critérios estabelecidos pela lei para a solicitação desse mecanismo. Além disso, o sucesso do processo depende da aprovação do plano de recuperação pelos credores e da sua efetiva implementação.

Quais as diferenças entre o pedido de Recuperação Judicial no Brasil e nos Estados Unidos?

Tanto a Recuperação Judicial no Brasil como o Chapter 11 nos Estados Unidos são processos legais que visam proporcionar às empresas em dificuldades financeiras uma chance de se reestruturarem e evitarem a falência.

Embora ambos tenham o objetivo de proteger a empresa durante a reorganização, existem diferenças significativas entre os sistemas brasileiro e o americano.

No Brasil, o processo de recuperação judicial é regulamentado pela Lei de Recuperação Judicial e Falências (Lei nº 11.101/2005).

Algumas características do sistema brasileiro incluem:

Lista das características do sistema de justiça brasileiro para a recuperação judicial.
  • Início do processo;
  • Administração Judicial;
  • Proteção contra Execuções.

Nos Estados Unidos, o Chapter 11 do Código de Falências dos Estados Unidos regula o processo de reorganização.

Algumas características do sistema americano incluem:

Lista das características do sistema americano de justiça para a recuperação judicial.
  • Petição de falência;
  • Gestão pela própria empresa;
  • Flexibilidade no plano de reorganização;
  • Venda de ativos.

Se quiser entender melhor sobre o assunto, você pode clicar aqui e ler o artigo completo no nosso blog sobre as diferenças entre um processo de falência no Brasil e EUA.

Quais são os riscos da Recuperação Judicial?

Embora a Recuperação Judicial seja um recurso importante que oferece oportunidades para as empresas com problemas financeiros e evita falência, ela também pode apresentar  alguns riscos, como por exemplo:

  • Rejeição do plano de recuperação;
  • Custos do processo;
  • Restrições operacionais;
  • Perda de controle;
  • Imagem e relacionamento com credores;
  • Fracasso da recuperação;
  • Mudança na Legislação.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter no final desta página e fique por dentro das novidades.

Continue conosco:

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada: