logo legaltech invenis logo invenis software jurífico
invenis advocacia 4.0
logo lawtech invenis

Jurimetria: o que é, qual a sua importância e como funciona?

Advocacia 4.0 13 fev 2023

Com a tecnologia em ascensão e a modernização presente nas atividades do dia a dia, torna-se cada vez mais necessário se adequar para acompanhar as constantes mudanças. No mundo do direito, a Jurimetria é a prova disso.

O mercado muda o tempo todo e ficar por fora de toda essa transformação, é o caminho para o retrocesso perdendo qualquer vantagem competitiva.

Ao terminar este artigo, você terá aprendido:

  1. O que é Jurimetria?
  2. Como a Jurimetria funciona?
  3. Quais são as vantagens de se aplicar a Jurimetria?
  4. Qual é a importância da Jurimetria?

O que é Jurimetria?

Conseguimos compreender a Jurimetria como a estatística aplicada ao direito. Isso significa que, por meio de dados matemáticos, ela mapeia padrões e tendências da justiça.

Quando utilizada isoladamente, a Jurimetria não tem poder algum.

Por isso, ela tem sido bastante utilizada junto à softwares, pois assim é possível prever resultados, oferecer probabilidades e valores envolvidos nas análises.

Na prática, a Jurimetria tem a função de auxiliar o advogado a traçar estratégias em cada processo, uma vez que todas essas informações adquiridas permitem compreender de forma clara quais os melhores caminhos que um juiz pode adotar em uma sentença, inclusive, quais desdobramentos um litígio poderia tomar.

Como a Jurimetria funciona?

Os dados estatísticos obtidos por meio da Jurimetria permitem compreender antecipadamente as decisões e os desdobramentos mais comuns para determinados casos.

Quando esses dados são gerados através de um grande volume de processos, permite que os profissionais do direito tomem melhores decisões.

Quais são as vantagens de se aplicar a Jurimetria?

Como já falamos, a Jurimetria auxilia no entendimento mais concreto de cada demanda. No lugar de uma avaliação abstrata das normas, ela traz elementos quantitativos e métricas que proporcionam aos profissionais  analisarem os fatos e tomarem decisões judiciais mais assertivas.

Mas, com essa ciência, é possível ir além. A utilização da Jurimetria ainda traz consigo algumas vantagens como:

  • Economia de recursos.
  • Aumento da produtividade no escritório.
  • Vantagem competitiva para o advogado.
  • Crescimento do faturamento.
  • Melhoria da eficiência.
  • Aumento na demanda de novos clientes, resultado da capacidade de prever resultados e traçar estratégias mais assertivas.

Qual é a importância da Jurimetria?

A utilização da Jurimetria permite chegar a análises mais concretas e ajuda a estabelecer padrões, que facilitam as tomadas de decisões dos juristas.

Seu uso é de extrema importância para compreender amplamente as demandas judiciais e facilitar os argumentos dos processos, indicando os meios de como o caso pode ser resolvido ou até mesmo facilitar a base de uma decisão judicial.

Além disso, a Jurimetria é fundamental para o advogado apresentar soluções e orientações assertivas, inteligentes e voltadas para resultados de curto, médio e longo prazos.

Ela é baseada em três pilares: Elaboração Legislativa e Gestão Pública; Decisão Judicial; e Instrução Probatória. Entenda um pouco mais sobre cada um deles.

Elaboração Legislativa e Gestão Pública

A Jurimetria também serve de base para a criação de leis mais fiéis à realidade da sociedade.

Ao estudar o contexto atual e entender como outras legislações vêm impactando a vida das pessoas, é possível elaborar leis cada vez mais relevantes para a sociedade.

Decisão Judicial

Na Decisão Judicial, a Jurimetria serve como uma métrica para ajudar a entender os casos sob diversos pontos de vista, tanto fatores humanos, como sociais; utilizando métodos capazes de prever diversos cenários e decisões.

Além disso, ele agrega conhecimento por meio das análises, auxiliando-o a decidir a melhor solução.

As decisões são pronunciadas considerando entendimentos de tribunais superiores, entendimentos dominantes e, inclusive, contrários. Conferindo a elas maior segurança jurídica.

Instruções Probatórias

Nesta etapa, a Jurimetria permite que as partes (tanto a pessoa que processou, como a que foi processada) tomem conhecimento sobre quais são suas reais chances de sucesso no processo.

Também é possível saber quantas vezes uma determinada vara julgou a mesma matéria e, inclusive, quantas vezes o mesmo juiz votou pela procedência ou improcedência de cada pedido.

Estudar os processos julgados anteriormente e a jurisprudência aplicável a casos semelhantes permite que o advogado identifique qual é a probabilidade de ganho de uma determinada causa e, assim, definir qual é a melhor estratégia a ser seguida com o cliente.
Quer saber mais sobre outros assuntos do direito? Fique ligado aqui no blog da Invenis para acompanhar nossos artigos semanais.

Tags:
Continue conosco:

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada: