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Marketing Jurídico: entenda quais os cuidados que devem ser tomados

Advocacia 4.0 17 jun 2024

As estratégias de marketing são ferramentas fundamentais para qualquer empresa que tenha o objetivo de se posicionar e ganhar visibilidade no mercado, para os profissionais do direito isso não é diferente. Neste sentido, é possível contar com o Marketing Jurídico.

Existe uma crença disseminada dentro do mercado jurídico brasileiro que o advogado não pode investir em marketing, isso é mentira! A verdade, é que existe sim uma série de cuidados que devem ser tomados por parte dos advogados ao se praticar o marketing, todas essas limitações podem ser conferidas no Código de Ética e Disciplina (CED) que foram fundadas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e, desde que sejam rigorosamente respeitadas, não causa nenhum tipo de problema para o escritório de advocacia.

Dentro deste contexto, é importante entender melhor como é feito o marketing jurídico, quais as boas práticas a se seguir e quais são as estratégias que podem ser feitas. Neste conteúdo, vamos te explicar melhor esses detalhes, continue a leitura.

No final deste artigo, você terá aprendido sobre:

  1. O que é marketing jurídico?
  2. Qual a importância do marketing jurídico?
  3. O que pode e o que não pode ser feito no marketing jurídico?
  4. Como fazer um marketing jurídico efetivo?
  5. Melhores canais para atuar com o marketing jurídico.

O que é o marketing jurídico?

O marketing jurídico consiste em um conjunto de técnicas e estratégias adotadas pelos advogados e escritórios de advocacia com o intuito de fortalecer a sua marca, aumentar a visibilidade no mercado e atrair novos clientes, através de canais eficientes onde o seu público-alvo esteja presente. 

Qual a importância do marketing jurídico?

Como já mencionamos anteriormente, o marketing jurídico é uma ferramenta fundamental para os advogados e escritórios de advocacia, ele é capaz de promover diversas vantagens. Algumas delas, você confere a seguir.

Otimização de custos

Quando o marketing jurídico é implementado de forma estratégica, pode ser um investimento altamente rentável, gerando um ROI (retorno sobre investimento) positivo e otimizando os custos de captação e fidelização de clientes.

Consolidação da marca e reputação

Ajuda a construir uma marca forte e positiva para os advogados e escritórios de advocacia, fazendo com que eles se destaquem em meio à concorrência e atraindo novos clientes que valorizem a confiabilidade e expertise.

O que pode e o que não pode ser feito no marketing jurídico?

Já mencionamos aqui sobre a CED, estabelecido pela OAB. Nele, é possível conferir todas as práticas permitidas e não permitidas no marketing jurídico e devem ser rigorosamente respeitadas. Confira a seguir o que é e não é permitido praticar.

O que é permitido fazer no marketing jurídico?

Lista do que é permitido fazer no marketing jurídico
  • Criar e manter websites profissionais – Um website é a principal vitrine online do advogado ou escritório de advocacia. Ele deve ser informativo, atualizado e otimizado para os mecanismos de buscas (SEO), apresentando claramente os serviços oferecidos, a equipe de profissionais, dados de contato e todas as informações relevantes para o público-alvo.
  • Produzir conteúdo informativo e relevante – Blog posts, vídeos, criação de artigos, infográficos e outros materiais ricos em conteúdos jurídicos úteis agrega valor para o público-alvo, posiciona o profissional no mercado como referência na área e demonstra expertise.
  • Manter presença ativa nas redes sociais – As redes sociais são canais valiosos para os profissionais e empresas interagirem com o seu público, construir relacionamentos, humanizar a marca do escritório ou advogado e compartilhar conteúdo informativo.
  • Participar de eventos jurídicos – Participar de congressos, palestras e workshops permite que o profissional se conecte com diferentes pessoas, compartilhe os seus conhecimentos e expanda sua rede de contatos.
  • Enviar newsletter informativas – O envio de newsletter com conteúdos relevantes e atualizados sobre o jurídico são capazes de nutrir leads, fortalecer a presença do advogado ou escritório de advocacia na mente do público e fidelizar clientes.
  • Utilizar anúncios pagos – Anúncio em plataformas como Facebook Ads, Google Ads e LinkedIn Ads também é permitido e podem ampliar o alcance das campanhas de marketing e direcionar as ações para públicos específicos.
  • Fazer branding e marketing institucional –  A construção de uma marca forte e uma comunicação institucional do advogado ou escritório de advocacia é importantíssimo para se diferenciar no mercado e conquistar novos clientes.
  • Monitorar a reputação online – Acompanhar o que está sendo dito a respeito do escritório em fóruns online, sites de avaliação e redes sociais, respondendo a comentários, interagindo com os clientes e tomando medidas para monitorar a reputação online de forma positiva não só é permitido como é fundamental.
  • Investir em marketing de relacionamento – Quando se mantém um bom relacionamento com os clientes por meio de um atendimento personalizado e uma comunicação eficaz, é possível promover a fidelização e a geração de novos negócios através da indicação.

O que NÃO pode ser feito no marketing jurídico?

Lista do que não é permitido fazer no marketing jurídico
  • Captação de clientes por meio de promessas falsas e enganosas – É estritamente proibido fazer promessas de resultados mirabolantes ou garantir de sucesso em casos jurídicos, isso configura propaganda enganosa e viola o princípio de integridade.
  • Oferecer descontos ou vantagens em troca de captação de clientes – O CED proíbe expressamente fazer oferta de desconto ou qualquer vantagem em troca de captação de clientes, o que caracteriza mercantilização da advocacia.
  • Utilizar linguagem apelativa e sensacionalista – Qualquer publicidade jurídica deve ser respeitosa, de caráter informativo e não é permitido o uso de linguagem apelativa ou superlativos para captar clientes.
  • Compartilhar informações sigilosas de cliente – A confidencialidade das informações de clientes é um princípio fundamental na advocacia. O compartilhamento indevido de dados sigilosos de clientes caracteriza infração ética grave.
  • Fazer comparação depreciativa com outros profissionais – Embora a publicidade jurídica permita publicações comparativas, ela jamais deve ser depreciativa. Criticar ou diminuir outros escritórios de advocacia ou profissionais é proibido.
  • Utilizar imagens ou nomes de celebridades sem autorização – Isso caracteriza violação de direitos de imagem e propriedade intelectual.
  • Praticar captação de clientes em locais inapropriados – Existem alguns locais onde são proibidos realizar a captação de clientes, como hospitais, delegacia de polícia ou durante a realização de audiências em juízo.
  • Utilizar mecanismos de  captação de clientes proibidos – Existem alguns mecanismos de captação de clientes que também são proibidos, como o “cold calling” (ligação fria). Além disso, o envio de mensagens em massa não solicitadas caracteriza violação da privacidade e é considerada como uma prática abusiva.

Como fazer um marketing jurídico efetivo?

Construir um marketing jurídico efetivo e conquistar o sucesso em meio a um mercado altamente competitivo, requer seguir estratégias sólidas, abrangentes e alinhadas com a CED. Para facilitar existe um passo a passo a ser seguido que pode ajudar bastante, confira abaixo.

Planejamento de canais

Estar presente em diferentes canais de forma estratégica é fundamental. Porém, por mais que essa seja uma ferramenta poderosa, é importante identificar em quais canais o seu público-alvo está mais presente e quais se adequa mais ao perfil dele. Alguns desses possíveis canais são:

  • Website profissional – Criar um website informativo, otimizado e com um design atrativo é indispensável para a presença online. Além disso, serve como boa prática investir em SEO para aumentar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa.
  • Redes Sociais – Marque presenças nas redes sociais criando perfis relevantes para o público-alvo e mantenha presença ativa com o compartilhamento de conteúdos informativos, interagindo com os seguidores e respondendo os comentários.
  • Conteúdos relevantes – Invista na produção de conteúdo de alta qualidade, como blog posts, vídeos, infográficos e artigos, que possam agregar valor ao seu público e demonstre sua autoridade nos assuntos e na área jurídica.

Definição de público-alvo

Esta é uma etapa fundamental para que as ações sejam direcionadas de forma eficaz, por isso, é importante identificar detalhadamente o seu público-alvo. Inclua o perfil demográfico, necessidades jurídicas, interesses e os canais de comunicação que eles mais utilizam.

Definição de meta smart

A definição de meta smart é uma etapa indispensável para o sucesso de qualquer estratégia de marketing, quando falamos sobre o marketing jurídico, essa etapa se torna ainda mais crucial levando em conta a necessidade de clareza, relevância, atingibilidade, mensurabilidade e temporalidade nas ações de captação e fidelização de clientes.

Definição de orçamento

Para se fazer um marketing jurídico efetivo, é fundamental definir um orçamento. Essa etapa permite que você planeje, aloque e utilize os seus recursos de forma estratégica, otimizando o seu ROI e maximizando os resultados das suas campanhas de marketing.

Melhores canais para atuar com marketing jurídico

Existem alguns canais que são melhores para investir tempo construindo um espaço de relacionamento com o seu público-alvo, aqui estão alguns.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social que possui uma base de usuários altamente qualificada, composta por profissionais de diversas áreas, inclusive do setor jurídico. O que significa que é possível ter acesso ao público-alvo ideal para os seus serviços jurídicos. 

O LinkedIn também é uma plataforma ideal para se posicionar como especialista na sua área de atuação jurídica, sendo possível compartilhar seu conhecimento e expertise por meio de artigos, infográficos, posts entre outros materiais ricos.

Além de ser um excelente espaço para fazer networking com outros profissionais da área jurídica, ele também oferece diversas ferramentas para gerar leads qualificados, como anúncios pagos, grupos e eventos. Segmentando suas campanhas para alcançar o público-alvo ideal e aumentar as suas chances de conversão.

Google Ads

O Google Ads pode ser um dos melhores canais para atuar com marketing jurídico, especialmente se utilizado de forma estratégica e em conjunto com outras ferramentas de marketing digital.

Ele ainda permite segmentar os anúncios para alcançar o público-alvo específico, com base em diversos critérios como interesses, comportamento online, demografia e localização. Além de fornecer uma análise detalhada de suas campanhas, o Google Ads permite que você tenha resultados rápidos .

Facebook

Desde que utilizada de maneira estratégica e direcionada, o Facebook pode sim ser um dos melhores canais para atuar com o marketing jurídico. Isso porque a rede possui um grande potencial de alcance do seu público-alvo, com cerca de 2 bilhões de usuários ativos mensais.

Além de oferecer diversos formatos, o Facebook também permite que você segmente os seus anúncios para alcançar pessoas com base em critérios como comportamento online, interesses, localização, idade, entre outros. Por ser uma rede social, você consegue interagir com seu público-alvo e construir relacionamentos com eles. O que pode te ajudar a gerar leads, aumentar a fidelidade dos clientes e fortalecer a sua marca.

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