Todo ano o mês de novembro é marcado pela famosa Black Friday, um período típico que os consumidores brasileiros aguardam para aproveitar grandes ofertas.
Porém, você sabe quais são os direitos do consumidor para você curtir esse período consciente e sem dor de cabeça?
Confira abaixo alguns dos principais pontos que listamos para você se atentar e aproveitar a Black Friday 2022 sem estresse.
Se eu me arrepender da compra, posso devolver?
De acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor), toda e qualquer compra dá ao consumidor o direito de devolução da mercadoria em um prazo de até sete dias a partir da entrega do produto, mesmo que este não apresente defeito. No período de Black Friday, não é diferente, seja com produtos comprados pela internet, loja física, catálogos e etc.
Se atente aos anúncios para exigir seus direitos
Ao encontrar os anúncios de Black Friday, não se esqueça de guardá-los, se for via celular, dê print e guarde em seus arquivos.
Dessa forma, você pode se certificar que não houve propaganda enganosa, como pode acontecer no caso de muitas lojas, é aumentar o preço do produto para depois diminuir na Black Friday, dando a falsa impressão de oferta enquanto que, na verdade, o preço que está sendo praticado é o normal sem desconto.
O mesmo se aplica se a página travar e você não conseguir finalizar sua compra e acabar perdendo a promoção.
Nessa época de Black Friday, é normal aumentar o tráfego de visitantes nos sites de compras e o mesmo acabar travando, e é obrigação da loja se preparar e se certificar que seus consumidores consigam finalizar suas compras sem transtornos.
Com o print, você pode exigir o seu direito de adquirir o produto nas mesmas condições anunciadas.
E o meu prazo de entrega?
Na Black Friday, o fluxo de vendas nas lojas tende aumentar muito e por isso, ao realizar uma compra, fique atento aos prazos de entrega assim como a quantidade do produto em estoque.
Ao realizar sua compra, dê print no comprovante com o prazo de entrega informado, dessa forma, você poderá cobrar o fornecedor no caso do prazo de entrega não for cumprido.
Se realizar a compra em uma loja física, peça que o vendedor informe o prazo e note em seu comprovante de compra.
A minha compra está demorando para finalizar
Fique atento se você terminou todo o processo de compra e, ao concluir, está demorando para receber o comprovante por email.
As lojas possuem um período de 48h para que a compra seja confirmada, caso isso não aconteça, você pode perder a promoção.
Tive problemas, aonde eu posso reclamar?
Antes de qualquer compra, procure pesquisar no Procon sobre as lojas em que você pretende comprar.
Caso você tenha algum tipo de problema, é recomendável que você tente conversar e entrar em um acordo com o fornecedor, mas caso isso não seja o suficiente, você pode registrar uma reclamação no Procon ou entrar com uma ação no Juizado Especial Cível.
Clique aqui para acessar as orientações e os modelos de cartas fornecidos pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)
Black Friday: como surgiu
Nascida nos Estados Unidos e consolidada no final do séc. XX, a Black Friday tem relação com o feriado de Ação de Graças, é realizada um dia depois dele e virou sinônimo de produtos a preços extremamente acessíveis.
Ela é marcada por dar início ao período das compras natalinas e atualmente, é o dia de maior compra por parte dos norte-americanos.
No Brasil, a Black Friday foi utilizada como estratégia de vendas pela primeira vez em 2010, mas foi a partir de 2012 que grandes lojas começaram a participar.
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