logo legaltech invenis logo invenis software jurífico
invenis advocacia 4.0
logo lawtech invenis

Eficiência Jurídica: gestão de processos ativos

Novidades 25 dez 2023

A gestão de processos judiciais é um tema que abordamos muito por aqui. Isso porque, além de ser uma demanda muito presente e extremamente importante no trabalho do advogado, envolve diversas questões fundamentais para se atentar durante a execução.

Um desses pontos é “o acompanhamento de processos judiciais ativos”. Ao realizar esse trabalho, é importante conseguir identificar se o determinado processo que está sendo monitorado está ativo ou inativo. Uma vez que isso envolve o desperdício de tempo e recurso. Continue neste conteúdo para entender melhor.

No final deste artigo, você terá lido sobre:

  1. A importância do monitoramento de processos judiciais;
  2. Como identificar processos ativos ou inativos?;
  3. Quais são os impactos causados pelo acompanhamento de processos judiciais inativos?
  4. A importância do acompanhamento de processos judiciais ativos na eficiência jurídica;
  5. Como a nova funcionalidade dos produtos da plataforma Invenis pode me ajudar?

A importância do monitoramento de processos judiciais

O acompanhamento de processos judiciais é fundamental por várias razões, tendo em vista que desempenha um papel significativo na garantia da justiça, transparência e responsabilização no sistema jurídico.

Algumas das principais razões de sua importância são:

  • Acesso à justiça;
  • Transparência e responsabilidade;
  • Estado de direito;
  • Confiança pública;
  • Direitos de julgamento justo;
  • Precedentes legais;
  • Identificação de problemas sistêmicos;
  • Finalidade Educacional;
  • Proteção dos Direitos Humanos;
  • Redução de tempo e recursos, etc.

Como identificar processos ativos e inativos?

Automatizar o acompanhamento dos processos judiciais por meio de uma ferramenta é muito importante para garantir a eficiência no processo e otimizar o tempo de trabalho. Mas, além disso, outro ponto muito importante é realizar esse acompanhamento somente em processos ativos.

Isso porque, ao realizar o acompanhamento de processos judiciais, é possível identificar tanto processos que ainda encontram-se ativos, como os que já estão inativos. Porém, vale lembrar que nem todos os tribunais oferecem claramente esse tipo de informação na capa do processo. Nesse momento, contar com uma ferramenta capaz de realizar essa tarefa é fundamental.

Pensando nisso, os produtos da plataforma Invenis agora contam com uma nova funcionalidade que chegou para agregar valor à nossa entrega e ajudar os nossos clientes tanto no saneamento de base processual, como na auditoria de processos judiciais.

A funcionalidade, será responsável por identificar se um processo encontra-se ativo ou inativo. Dessa forma, será possível reduzir tempo, custos e voltar o olhar para um trabalho mais estratégico.

Quais são os impactos causados pelo acompanhamento de processos judiciais inativos?

Sabemos o quão corrido e complexo é o dia a dia de um advogado com um alto volume de demandas. Investir tempo e esforço trabalhando em cima de um processo inativo, pode trazer sérias consequências.

Imagem com os impactos negativos do acompanhamento de processos judiciais inativos

Perda de tempo e recursos

Realizar o acompanhamento de processos judiciais inativos acarreta na perda de tempo, esforço e recursos, especialmente se não houver desenvolvimentos ou alterações significativas no caso.

Isto acaba gerando o desperdício e desviando a atenção e os recursos necessários de outros casos ativos ou os mais urgentes.

Perda de oportunidade

Focar a atenção e os esforços em processos inativos pode resultar na perda de oportunidades de assumir novos casos ou de alocar recursos para questões jurídicas mais urgentes, afetando potencialmente o volume de processos e as receitas do advogado.

Reputação do advogado comprometida

Com o alto volume de demanda, o tempo do advogado torna-se ainda mais precioso. Desperdiçar esse tempo com um trabalho desnecessário como o acompanhamento de processos inativos, automaticamente faz com ele perca tempo hábil para resolução de casos ativos que realmente importam, tal como processos judiciais mais urgentes e o desenvolvimento de estratégias para resolução de casos.

Isso pode acarretar no atraso da entrega de demandas, prejudicando a imagem e colocando o potencial do advogado em dúvida.

A importância do acompanhamento de processos judiciais ativos na eficiência jurídica

Focar a atenção e os esforços somente em processos judiciais ativos no trabalho de acompanhamento, garante a eficiência jurídica por diversas razões. Confira a seguir quais são.

Redução de tempo

Permite que os advogados acompanhem o andamento dos casos ativos, garantindo que sejam gerenciados e tratados em tempo hábil. Isto ajuda a evitar atrasos desnecessários e promove a resolução eficiente de questões jurídicas.

Redução de custos

Evitando o uso desnecessário de recursos, consequentemente é possível reduzir custos desnecessários da operação.

Otimização e uso estratégico de recursos

Possibilita que os advogados aloquem recursos estrategicamente. Ao compreender o estado dos casos ativos, podem atribuir aos colaboradores da equipe, recolher provas e planejar audiências de forma mais eficiente. Otimizando assim a utilização de tempo e recursos.

Como a nova funcionalidade dos produtos da plataforma Invenis pode me ajudar?

A nova funcionalidade surgiu com o intuito de agregar valor às nossas entregas e é capaz de colaborar com o dia a dia do trabalho dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de diversas formas, como por exemplo:

  • auxilia o trabalho de auditoria da base processual;
  • higienização da base processual;
  • redução de tempo;
  • redução de custos;
  • torna a gestão de processos judiciais mais transparente;
  • ações estratégicas, etc.

Gostou do conteúdo? Navegue mais pelo nosso blog e confira também o artigo completo sobre os problemas da falta de atualização de processos judiciais para os advogados

Continue conosco:

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada: