Fundada em 1930 pelo francês Jules Rimet, a Copa do Mundo™ acontece de quatro em quatro anos e é sempre um período que causa muita comoção pela grande maioria das pessoas ao redor do mundo todo. Este é um dos momentos mais esperados do ano, em que muitos aproveitam para movimentar o comércio e os negócios.
A Copa tem dono?
Muitas pessoas já sabem, mas se você ainda tem alguma dúvida a respeito, a resposta é: SIM.
Responsável pela organização e direção no mundo todo, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) é a dona deste Campeonato Mundial e, por isso, que também dá o nome ao evento FIFA WORLD CUP QATAR 2022™. E é justamente por esse ponto que devemos tomar alguns cuidados ao utilizar diversos termos e imagens na criação de campanhas publicitárias.
Como não violar as regras da FIFA ao fazer minhas campanhas voltadas para a Copa do Mundo™?
O uso indevido de termos referentes à Copa pode acarretar multas milionárias. Para evitar que isso aconteça, ao criar campanhas de marketing voltadas para a Copa do Mundo™, é importante utilizar o Guia de Propriedade Intelectual que a Federação criou com o intuito de proteger essas propriedades intelectuais. Além disso, no material também é possível conferir quem são os patrocinadores da atual edição da Copa, as marcas apoiadoras regionais e os parceiros.
Copa do Mundo FIFA 2022™: quais são as proibições de termos e símbolo?
Para criar campanhas de marketing durante a Copa o Mundo™ sem se comprometer, é fundamental se atentar à listagem abaixo de todos os elementos que estão proibidos de utilizar em qualquer publicidade:
- Emblema oficial da Copa do Mundo™;
- Imagem e nome do mascote oficial;
- Cartaz oficial;
- Imagem da bola oficial dos jogos;
- Imagem do troféu oficial;
- Marcas corporativas da FIFA;
- Slogan oficial do evento “Now is all”;
- Hashtags oficiais nas redes sociais;
- Cartazes e logos oficiais das cidades da Copa do MundoTM;
- Estética visual do evento e seus componentes individuais;
- Fonte oficial “QATAR 2022”.
Termos com o uso de comunicação proibidos para fins comerciais:
- Copa Mundial;
- FIFA;
- Mundial;
- Copa do Mundo 2022;
- Copa do Mundo;
- Copa do Mundo FIFA 2022;
- Copa do Mundo FIFA;
- Copa do Mundo FIFA Qatar 2022;
- Copa do Mundo FIFA Catar 2022;
- Catar 2022;
- Qatar 2022.
Símbolos com o uso proíbido:
- Termo “Seleção Brasileira”.
- Camiseta da Seleção e modelos parecidos;
- Nome ou marca da CBF;
- Escudo da CBF;
- Imagem dos jogadores ou dos jogos;
- Mascote da Seleção.
Agora você já tem a receita para criar sua campanha de marketing eficiente e alavancar suas vendas sem se comprometer. Inscreva-se na nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos diariamente.
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