logo legaltech invenis logo invenis software jurífico
invenis advocacia 4.0
logo lawtech invenis

Como o acesso a processos judiciais online está mudando o contencioso

Advocacia 4.0 8 maio 2023

O desenvolvimento tecnológico é um dos temas sempre muito abordado, especialmente quando o assunto é inovação, eficiência e performance. Tudo muda o tempo todo e quem não acompanha, fica para trás. Um dos exemplos de tecnologia no mundo jurídico, é o processo judicial online que tem como função fornecer uma alternativa às audiências presenciais que podem não ser viáveis ou práticas devido a fatores como distância, conflitos de agendamento ou questões de saúde pública. Seu objetivo é reduzir tempo, custo e aumentar a eficiência.

No final deste artigo, você terá lido sobre:

  1. O que é a digitalização de processos judiciais?
  2. Quais são os impactos da digitalização de processos no contencioso?
  3. O que é a lei do processo eletrônico?

O que é a digitalização de processos judiciais?

A digitalização de processos judiciais diz respeito ao processo de conversão de registros e processos judiciais no formato tradicional para formatos digitais. Isso inclui a digitalização de arquivos de casos, arquivamento digital de documentos e o uso de ferramentas e sistemas eletrônicos para gerenciar os processos.

Isso pode trazer vários benefícios, incluindo maior eficiência, acessibilidade aprimorada e redução de custos. Registros judiciais digitalizados podem ser facilmente pesquisados, recuperados e compartilhados, o que pode economizar tempo e recursos para funcionários do tribunal, advogados e litigantes.

Além disso, a digitalização dos processos judiciais também pode melhorar o acesso à justiça. Registros digitalizados e ferramentas eletrônicas tornam os processos judiciais mais transparentes e acessíveis ao público, o que aumenta a confiabilidade dos dados jurídicos. As ferramentas online também podem tornar os processos judiciais mais acessíveis para pessoas com deficiência, como aquelas que precisam de tecnologia assistiva para acessar informações.

Quais são os impactos da digitalização de processos no contencioso?

Assim como toda atividade modernizada, a digitalização de processos também traz consigo impactos para o contencioso. Confira agora alguns deles.

7 principais impactos que a digitalização de processos no contencioso dispersos na imagem

Maior eficiência

A digitalização permite armazenar, gerenciar e acessar arquivos de casos eletronicamente, reduzindo a necessidade de armazenamento físico e organização manual. Isso significa que os advogados e a equipe de suporte gastam menos tempo procurando documentos e mais tempo trabalhando nos casos, levando a uma resolução de casos mais rápida e eficiente.

Maior acessibilidade às informações

Esse processo ainda pode facilitar a busca, recuperação e compartilhamento de informações relacionadas a um caso. O que pode melhorar o acesso à justiça, tornando os dados jurídicos mais transparentes e com maior acessibilidade.

Transparência

A digitalização também traz maior transparência aos processos contenciosos. Com arquivos de casos eletrônicos, é mais fácil para todas as partes envolvidas acessar as informações do caso, incluindo advogados de oposição e clientes. Isso promove maior transparência, ajudando a construir confiança e reduzir mal-entendidos entre as partes.

Maior colaboração

A digitalização de processos judiciais pode permitir que os advogados colaborem de forma mais eficaz, mesmo que estejam localizados em diferentes partes do mundo. Isso possibilita maior facilidade de compartilhamento de conhecimento, experiência e recursos, o que pode levar a melhores resultados para os clientes.

Aprimoramento na segurança

Os processos judiciais online podem melhorar a segurança de informações jurídicas confidenciais, fornecendo criptografia e controles de acesso mais avançados do que os sistemas tradicionais baseados em papel.

Maior flexibilidade

Um processo judicial online permite realizar o trabalho e processos judiciais de forma remota, o que pode reduzir a necessidade de viagens físicas e permitir que os envolvidos participem de audiências judiciais de qualquer lugar a qualquer hora.

Redução de custos

Esse processo também traz redução de custo significativas. Arquivos de casos eletrônicos requerem menos espaço de armazenamento físico, reduzindo a necessidade de grande espaço no escritório e armários de arquivamento. Além disso, eles eliminam a necessidade de imprimir, copiar e enviar documentos físicos, economizando quantias significativas de recursos para escritórios de advocacia e clientes a longo prazo.

O que é a lei do processo eletrônico?

A Lei do Processo Judicial Eletrônico Brasileiro, também conhecida como Lei 11.419 de 2006, regulamenta o uso de meios eletrônicos no sistema judicial. A lei foi promulgada para modernizar o judiciário brasileiro e melhorar o acesso à justiça, facilitando a interação dos cidadãos com os tribunais e reduzindo o tempo e os custos associados aos processos judiciais tradicionais.

A lei estabelece o marco legal para o uso de documentos eletrônicos, assinaturas e comunicação em processos judiciais, exigindo que todos os tribunais brasileiros adotem procedimentos eletrônicos. Além disso, estabelece os requisitos técnicos para assinaturas e documentos eletrônicos, incluindo o uso de certificados digitais e tecnologias de criptografia.

Um dos principais objetivos da Lei 11.419 é promover o uso de processos eletrônicos no judiciário brasileiro; reduzindo a necessidade de armazenamento e manuseio físico de documentos e agilizando o processo legal, visando melhorar a transparência e a eficiência do sistema judiciário brasileiro. 

Gostou do conteúdo? Você também pode acessar nosso artigo aqui no blog e saber mais sobre “Como fazer o acompanhamento de processos judicias”.

Continue conosco:

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada: