logo legaltech invenis logo invenis software jurífico
invenis advocacia 4.0
logo lawtech invenis

Advocacia 4.0: o que é?

Advocacia 4.0 26 abr 2021

A “Nova Advocacia”, chamada de Advocacia 4.0, tem sido um dos assuntos mais abordados e disseminados no meio Jurídico Assim como tem acontecido em outros setores, o Direito tem passado por muitas transformações, não apenas na maneira como os profissionais têm exercido suas funções, mas também nos processos e operações.

Sobretudo neste momento, em que todos precisamos nos adaptar às novas tecnologias e a um cotidiano diferente, evolução e praticidade nas atividades são essenciais. Ainda há muitas dúvidas que rodeiam o verdadeiro significado de Advocacia 4.0 e como aplicá-la, seja em um Departamento Jurídico, em um Escritório de Advocacia ou até mesmo na sua rotina profissional.

Vamos descomplicar!

Advogado moderno vai muito além do uso de tecnologia

O primeiro ponto importante é esclarecer que o conceito de advogado moderno vai além da implementação de sistemas e novas tecnologias em sua rotina. A Advocacia 4.0, segundo estudiosos, vem de uma verdadeira mudança de mindset.

Como a sociedade está em constante movimento e evolução, as profissões também precisam seguir este curso. E com os profissionais do Jurídico não é diferente! 

Pode ser óbvio citarmos a mudança de hábitos e de comportamentos no mundo. Entretanto, pode não ser tão óbvio assim dizer que as profissões e os profissionais precisam se adaptar aos novos modelos sociais.

No Jurídico – setor mais tradicional – essa disrupção normalmente é relacionada apenas à tecnologia. No entanto, é importante enfatizar a necessidade de uma mudança completa de pensamento, de atitude e de como se relacionar com a profissão, as funções, os colegas e, se tiver, os clientes.

O advogado moderno precisa se aperfeiçoar não apenas em técnica – as chamadas hard skills, mas também em habilidades mais “humanas” – as chamadas soft skills. Confira abaixo a lista de alguns aspectos considerados importantes:

  • Democratização do conhecimento jurídico
  • Ineditismo e velocidade da interpretação
  • Fim do argumento de autoridade
  • Criatividade e design
  • Velocidade na resolução das disputas
  • Empatia, relevância e acesso
  • Data Driven: capacidade de conexão, de abstração e de análise de dados

Advocacia 4.0 e 5.0: quais são as diferenças?

Além da Advocacia 4.0, outro conceito chegou para revolucionar ainda mais o Jurídico. O conceito de Advocacia 5.0 acompanha o da Sociedade 5.0: a “sociedade superinteligente”, que utiliza automação, robótica, Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (Internet of Things, IoT).

O objetivo é que todas as tecnologias desenvolvidas na 4ª Revolução Industrial auxiliem na qualidade de vida das pessoas, atendendo às necessidades humanas. Deste modo, a ideia é que haja um equilíbrio entre fatores econômicos e sociais de forma sustentável, beneficiando a população.

O termo Advocacia 5.0 começou a ser falado há alguns anos e, com o surgimento das Startups da área Jurídica, as chamadas Lawtechs e Legaltechs, é possível colocar a disrupção em prática, auxiliando empresas, escritórios de advocacia e a população em geral.

A Invenis é uma Legaltech que atua como uma parceira estratégica de Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. Nossas soluções facilitam o dia a dia dos profissionais que não podem perder tempo ou ter prejuízos financeiros. Acesse o Site da Invenis para saber mais!

Continue conosco:

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada: