logo legaltech invenis logo invenis software jurífico
invenis advocacia 4.0
logo lawtech invenis

Advocacia 4.0: o que é?

Advocacia 4.0 26 abr 2021

A “Nova Advocacia”, chamada de Advocacia 4.0, tem sido um dos assuntos mais abordados e disseminados no meio Jurídico. Assim como tem acontecido em outros setores, o Direito tem passado por muitas transformações, não apenas na maneira como os profissionais têm exercido suas funções, mas também nos processos do dia a dia e no quesito operacional.

Sobretudo neste momento, em que todos precisamos nos adaptar às novas tecnologias e a um cotidiano diferente, evolução e praticidade nas atividades são essenciais. Ainda há muitas dúvidas que rodeiam o verdadeiro significado de Advocacia 4.0 e como aplicá-la, seja em um Departamento Jurídico, em um Escritório de Advocacia ou até mesmo na sua rotina profissional.

Vamos descomplicar!

Advogado moderno vai muito além do uso de tecnologia

O primeiro ponto importante é esclarecer que o conceito de advogado moderno vai além da implementação de sistemas e novas tecnologias dentro de sua rotina. A Advocacia 4.0, segundo muitos estudiosos que se aprofundaram nesse fenômeno, vem de uma verdadeira mudança de mindset.

Como a sociedade está em constante movimento e evolução, as profissões também precisam seguir este curso. E com os profissionais do Jurídico não é diferente! 

Pode parecer óbvio citarmos a mudança de hábitos e de comportamentos no mundo como fatores que interferem nas modificações do mercado. Entretanto, pode não ser tão óbvio assim dizer que as profissões e os profissionais precisam se adaptar aos novos modelos sociais.

É importante enfatizar que os negócios são feitos de pessoas, tanto as que trabalham nele quanto as que utilizam de seus produtos e serviços. Ou seja, se as pessoas acabam incorporando mudanças em suas maneiras de ser e de agir, os produtos e serviços também precisam se atualizar no modo como operam e realizam suas entregas.

No Jurídico, setor que tende ser mais tradicional, essa disrupção normalmente é relacionada apenas à tecnologia. No entanto, é importante enfatizar a necessidade de uma mudança completa de pensamento, de atitude e de como se relacionar com a profissão, as funções, os colegas e, se tiver, os clientes.

Quais são as principais características de um advogado 4.0?

Nessa era em que a “humanização” é a chave para o sucesso, podemos dizer que o advogado moderno precisa se aperfeiçoar não apenas em técnica – as chamadas hard skills, mas também em habilidades mais “humanas” – as chamadas soft skills.

Não é à toa que Inteligência Emocional se tornou cursos; e que o estudo sobre Comunicação Não-Violenta, de Marshall Bertram Rosenberg, se tornou uma das leituras referência para todas as pessoas que querem se aprofundar mais no conceito de “empatia” e entender como colocá-lo em prática.

Montamos uma lista com alguns aspectos considerados importantes para o Advogado 4.0 ter e desenvolver:

  • Democratização do conhecimento jurídico: prega-se a advocacia para todos, com termos que leigos possam compreender e o uso de outros tipos de elementos que tornem a linguagem acessível.
  • Ineditismo e velocidade da interpretação: enxergar um mesmo cenário com vários olhares diferentes e ser perspicaz são vantagens competitivas dentro de um segmento que busca pela inovação.
  • Criatividade e design: o chamado Legal Design tem ganhado cada vez mais força dentro do universo jurídico. Petições iniciais e outros documentos importantes estruturados com base no Visual Law foram muito elogiados por juízes e outras autoridades, e é uma tendência para esse universo.
  • Velocidade na resolução das disputas: o imediatismo é refletido também na rapidez em que as disputas são solucionadas. E além do resultado, também preza-se pela qualidade.
  • Empatia, relevância e acesso: este é um tópico que reforça o “humano”. Afinal, todas as tratativas feitas ao longo de um processo, por exemplo, envolvem pessoas.
  • Data Driven: capacidade de conexão, de abstração e de análise de dados – tomar decisões com base em estudos e análises que envolvam dados oferecem mais credibilidade, segurança e previsibilidade. Por isso, essa é uma habilidade que vem chamando cada vez mais atenção e se destacando.

Quais são os novos desafios da advocacia 4.0?

Como a Sociedade 4.0 veio de um contexto em que a internet tornou as relações e as ações muito mais rápidas, imediatistas e escaláveis, um dos grandes desafios é justamente colocar o lado mais humano no meio de tudo isso. É preciso saber escolher com inteligência como e onde utilizar essa tecnologia a seu favor e a favor do seu negócio.

Outro fator que é muito importante de ser considerado é a segurança. A partir daí, entramos em dois assuntos delicados, e necessários: LGPD e Compliance. A rapidez e a agilidade que as novas tecnologias proporcionam podem – e devem – andar de mãos dadas com questões básicas de segurança e ética. Nossa dica é que você pesquise e converse com pessoas que já usaram determinado produto e serviço antes de contratar.

Os consumidores ficaram muito mais críticos e exigentes. E quando falamos de “consumidores” nos referimos a todo e qualquer cliente que você possa ter, desde pessoas físicas até grandes empresas. Atualmente, todos fogem do “mais do mesmo” e estão em busca de fornecedores e parceiros que ofereçam algo “fora da caixa”, que vá além do tradicional.

É preciso trazer soluções rápidas e com inovação e, para isso, é importante ter referências, estudar cases de sucesso, entender o movimento que o judiciário também está fazendo em relação às inovações e aplicar na prática. E isso nos leva a um outro tópico relevante.

Falando sobre o novo comportamento, atualmente, os advogados devem ter a capacidade de enxergar a mesma situação sob perspectivas diferentes. Por isso, fala-se que na Sociedade 4.0, o conhecimento nunca acaba e o aprendizado é uma constante – é o chamado Lifelong Learning. Ou seja, durante toda a nossa vida temos que nos atualizar.

Olhando apenas para esses (poucos) tópicos já é possível entender que as exigências para essa nova era são muitas e vão além do convencional. Os profissionais que já começaram a se adaptar a esses novos comportamentos tendem a sair na frente, mas sempre há tempo para começar a inovação e estruturar essa mudança dentro do seu dia a dia.

Advocacia 4.0 e 5.0: quais são as diferenças?

Além da Advocacia 4.0, outro conceito chegou para revolucionar ainda mais o Jurídico. O conceito de Advocacia 5.0 acompanha o da Sociedade 5.0: a “sociedade superinteligente”, que utiliza automação, robótica, Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (Internet of Things, IoT).

O objetivo é que todas as tecnologias desenvolvidas na 4ª Revolução Industrial auxiliem na qualidade de vida das pessoas, atendendo às necessidades humanas. Deste modo, a ideia é que haja um equilíbrio entre fatores econômicos e sociais de forma sustentável, beneficiando a população.

O termo “Advocacia 5.0” começou a ser falado há alguns anos e, com o surgimento das Startups da área Jurídica, as chamadas Lawtechs e Legaltechs, é possível colocar a disrupção em prática, auxiliando empresas, escritórios de advocacia e a população em geral.

A Invenis é uma Legaltech cujo propósito é ajudar a resolver os litígios do Brasil. E, para isso, atua como uma parceira estratégica de Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. Nossas soluções ajudam os profissionais a terem mais qualidade nas entregas, reduzindo as tarefas maçantes e repetitivas. Dessa forma, o advogado pode desenvolver e colocar em prática seu lado mais estratégico e analítico.

Quer ter mais informações sobre Advocacia 4.0 e outros assuntos do mundo jurídico? Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Continue conosco:

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada: