logo legaltech invenis logo invenis software jurífico
invenis advocacia 4.0
logo lawtech invenis

Saiba o que é consulta processual e como automatizar

Advocacia 4.0 6 jun 2022

Saber o que é consulta processual pode ser um assunto muito comum e até faz parte do dia a dia dos advogados e advogadas. Porém, entendemos que é cada vez mais comuns outros profissionais precisarem lidar diariamente com as ações – falamos de Financeiro, Recursos Humanos, Administrativo, Contabilidade, entre outros.

Realizar a consulta processual é importante para toda a empresa, pois pode interferir diretamente no negócio e em como as outras áreas se organizam. Também é algo que influencia na estratégia e na divisão de verbas entre os times. Por isso, é importante que todos entendam melhor sobre o assunto e saibam como facilitar a rotina, tornando-a automatizada.

Este conteúdo vai te ajudar nesse sentido. Explicaremos melhor o que é consulta processual e daremos dicas de como é possível utilizar a tecnologia como sua aliada. Continue com a gente!

O que é consulta processual?

A consulta processual permite que advogados e cidadãos em geral acompanhem o andamento de processos, de forma online, que tramitam nos órgãos judiciais:

  • Justiça Federal
  • Supremo Tribunal Federal (STF)
  • Superior Tribunal de Justiça (STJ)
  • Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Além de acompanhar o andamento processual, existem maneiras de realizar outros tipos de consultas em sites dos tribunais, como por meio do documento de uma das partes. Isso ajuda a identificar novos processos distribuídos, ou seja, processos que acabaram de “sair do forno” e você precisa ficar atento em relação aos próximos passos.

Tribunais brasileiros: os principais sistemas

É importante ter conhecimento sobre os tribunais brasileiros e os diferentes sistemas que existem para a consulta de processos eletrônicos. Vamos falar um pouco sobre os principais deles, que estão presentes nos Tribunais de Justiça e na Justiça Federal:

PJe

Este é o sistema mais comum, estando presente em quase todos os estados, no âmbito da Justiça Federal, e na maioria dos estados, quando falamos de Tribunal de Justiça.

ESaj

Comum nos tribunais de justiça de de São Paulo, Ceará, Santa Catarina, Acre, entre outros, ele também é amplamente utilizado.

PROJUDI

Este também está entre os mais utilizados, quando falamos de tribunais de justiça.

EPROC

Neste sistema é possível fazer consultas nos tribunais de justiça e na Justiça Federal. Ele está presente em sites com volumetria de processos considerável, mas não abrange muitos estados. Uma particularidade deste sistema é que não há necessidade de assinar os documentos.

Como fazer consulta processual com mais agilidade e rapidez

Existem mais de 150 tribunais pelo Brasil. Entrar em cada um dos sites e realizar consultas em diferentes sistemas demanda tempo – e dinheiro. Um profissional pode levar dias para fazer essa curadoria e, ainda assim, correr risco de erro ou perda de informação. A tecnologia entra como uma aliada: é possível fazer as consultas processuais de maneira automatizada, sem burocracia e sem tarefas manuais maçantes.

Existem empresas especializadas em facilitar o dia a dia de escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e outras áreas que lidam diariamente com esse tipo de informação: são as Legaltech. Por meio de ferramentas jurídicas, reunir todas as informações importantes fica ainda mais simples.

Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos já utilizam essas facilidades que a tecnologia proporciona para se manter informados, previamente, de ações distribuídas e o andamento de processos eletrônicos. Este é um conceito da advocacia 4.0, que defende a inovação como aliada dos profissionais do Direito. 

O mundo moderno, principalmente em período pandêmico, exigiu numerosas mudanças no mundo. No judiciário não foi diferente, muitos tribunais e órgãos relacionados ao Poder precisaram se atualizar e inovar. A resposta foi o uso de tecnologia e o desenvolvimento de ferramentas jurídicas.

Antes mesmo de todo esse movimento crescer, as ferramentas Invenis já ajudavam os profissionais a solucionarem os litígios no Brasil. Com automatização, o cotidiano de escritórios jurídicos e departamentos jurídicos se tornou mais ágil e eficaz. A ideia de utilizar dados jurídicos para questões estratégias e desburocratizar a operação trouxe ganhos para todos os lados.

Cada vez mais o Direito está saindo do analógico – inclusive quem não é da área também tem sentido esse movimento. Para não ficar para trás e se manter dentro do mercado, a advocacia 4.0 e a descentralização podem ser ótimas saídas. Sua empresa ainda não começou a fazer parte deste processo de mudança? Conte com a Invenis!

Continue conosco:

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada:

logotipo whatsapp