Chegamos ao final de mais um ano. Nesse período, é comum que uma das principais pautas do planejamento no mundo do direito seja as tendências do jurídico para 2024.
Em 2023 vivemos um ano bem intenso e desafiador, com a tecnologia cada vez mais em ascensão, é possível notar um grande “boom” com o surgimento da inteligência artificial (IA) e a sua função no desempenho do trabalho jurídico.
O fato é, quando falamos sobre “tendências” e planejamento, é fundamental se atentar em alguns pontos como:
- Quem é o seu público?
- Quais são as principais dores e necessidades deles?
- Onde você quer chegar?
- Quais são os seus objetivos para o próximo ano?
- Para qual nível você quer levar o seu escritório? Etc.
Se você tiver as respostas dessas perguntas, certamente você estará caminho de um planejamento mais assertivo, baseando-se nas tendências.
Nesse conteúdo, te mostraremos as principais tendências do jurídico para 2024. Continue a leitura!
No final do conteúdo, você terá lido sobre:
Redução de custos por meio da tecnologia x Revelia
Não resta dúvidas a respeito da importância da tecnologia para o dia a dia de qualquer trabalho. Na advocacia, não é diferente.
Em meio à uma rotina corrida, com alto volume de demanda e prazos apertados, a tecnologia desempenha um papel fundamental para a organização, planejamento e redução de custos.
Quando mencionamos sobre o trabalho na área jurídica, essa importância se intensifica ainda mais. Uma vez que a sobrecarga de tarefas pode acarretar na perda de prazos processuais.
O que, consequentemente, resulta no aumento de custos desnecessários com o surgimento de revelias.
Por exemplo, com o Inspect da Invenis, você fica sabendo das novas ações ajuizadas antes mesmo da publicação nos Diários de Justiça (DJ), uma vez que a captura é realizada no momento de distribuição. Com isso, você pode tomar conhecimento semanas antes da ação ajuizada. Além disso, você sabia que ela é uma das poucas plataformas do mercado que monitora 1ª e 2ª instâncias?
Com o Inspect, ainda é possível utilizar filtros personalizados e acessar as informações dos Tribunais Estaduais, Federais, Trabalhistas e Superiores.
Ou seja, além de reduzir custos com a alocação de um profissional para monitorar processos e evitar gastos desnecessários com revelias, você ainda ganha tempo para atuar estrategicamente nos processos.
Experiência do cliente no centro
Quantas marcas você deixou de consumir ou não abre mão de jeito nenhum por conta da experiência que você teve com ela?
Um dos pontos cruciais que interferem no sucesso de um profissional, é a experiência que ele entrega aos seus clientes. Pode não parecer, mas essa questão também interfere na redução de custos.
De acordo com o economista americano, Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que reter um atual.
Pode-se dizer que a advocacia é uma profissão com muita concorrência. Só no Brasil, existem cerca de 1,3 milhão de advogados e para ter sucesso nesse mercado nadando em um mar vermelho, é fundamental se destacar.
Neste ponto, o sucesso do cliente é um aliado valioso e por isso, é fundamental se atentar em alguns pontos:
- Conheça o seu cliente a fundo, suas principais dores e necessidades;
- Capacite o seu time para prestar um bom atendimento;
- Dê atenção durante toda a sua jornada;
- Vá além de suas expectativas;
- Ofereça um bom pós-vendas;
- Entregue um onboarding de qualidade, etc.
Gostou do conteúdo? Navegue mais pelo o nosso blog e confira o conteúdo completo sobre a importância do sucesso do cliente no jurídico.
Assine nossa newsletter
Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada: