Muito ainda tem se falado a respeito do caso de pedido de Recuperação Judicial das Lojas Americanas, isso porque os balanços corporativos da grande varejista apontaram inconsistências contábeis, em 11 de janeiro, e uma dívida de mais de R$ 40 bilhões. Com isso, diversas inseguranças e incertezas vêm surgindo acerca do assunto e, uma delas, é sobre os direitos dos trabalhadores na Recuperação Judicial.
Ao final deste artigo, você vai ter lido sobre:
- Quais são os direitos dos trabalhadores no processo de Recuperação Judicial?
- Como garantir que os Direitos dos Trabalhadores sejam respeitados durante este processo?
- Quais são os riscos que uma recuperação judicial oferece aos trabalhadores?
Quais são os direitos dos trabalhadores no processo de Recuperação Judicial?
Mesmo em meio a um processo de Recuperação Judicial, os direitos dos trabalhadores precisam ser respeitados. Conheça um pouco sobre alguns deles.
Continuidade do Trabalho
Durante o processo de recuperação judicial, o trabalhador tem o direito de continuar trabalhando para a empresa ininterruptamente. A empresa deve manter o pagamento dos seus salários e cumprir todas as demais obrigações trabalhistas, tais como benefícios e condições de trabalho.
Acordo Coletivo de Trabalho
A empresa deve continuar respeitando todos os termos do Acordo Coletivo de Trabalho vigentes à época da recuperação judicial. Isso significa que os direitos e benefícios dos trabalhadores, como férias, bônus e verbas rescisórias, não podem ser reduzidos durante o processo, a não ser que haja um acordo entre empregado e empregador.
Direito de Negociação
Os trabalhadores têm o direito de participar das negociações com a empresa durante o processo de recuperação judicial. Seus representantes podem discutir e negociar os termos do plano de recuperação com a empresa e seus credores.
Como garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados durante este processo?
Existem algumas etapas que as empresas em processo de Recuperação Judicial devem seguir para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam de fato respeitados. Confira quais são eles!
- Notificar os trabalhadores sobre o processo e informá-los sobre as mudanças necessárias;
- Fornecer informações sobre como os trabalhadores podem obter assistência legal para questionar quaisquer decisões feitas pelo administrador judicial;
- Por fim, as empresas devem encontrar maneiras de se certificar de que os trabalhadores estão recebendo tudo o que é devido a eles e prestando atenção às suas necessidades.
Quais são os riscos que uma Recuperação Judicial oferece aos trabalhadores?
Embora os direitos dos trabalhadores não deixem de existir em momento algum, não tem como negar, o cenário que resultou em um processo de Recuperação Judicial traz consigo alguns riscos. Entenda melhor quais são esses riscos e o que eles implicam.
Redução de salários e benefícios
Embora os direitos e benefícios dos trabalhadores devam ser respeitados durante um processo de recuperação judicial, a empresa pode propor a redução de salários e benefícios como parte do plano de recuperação. Os trabalhadores devem ser informados sobre essas propostas e ter a oportunidade de negociá-las.
Demissão em massa
A empresa pode propor a redução do número de trabalhadores no âmbito do plano de recuperação. Nestes casos, os trabalhadores têm direito a aviso prévio e indenização nos termos da lei.
Mudança das Condições de Trabalho
Como parte no plano de recuperação judicial, a empresa também pode propor alterações nas condições de trabalho, como mudanças de horário, funções e locais.
Neste caso, os trabalhadores também devem ser notificados sobre essas propostas e ter a oportunidade de negociá-las.
Além dos direitos dos trabalhadores na Recuperação Judicial, no blog da Invenis você também pode ficar por dentro dos Direitos Trabalhistas básicos e de outros conteúdos sobre leis. Assine a Newsletter no final desta página para ficar por dentro das novidades!
Assine nossa newsletter
Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada: