logo legaltech invenis logo invenis software jurífico
invenis advocacia 4.0
logo lawtech invenis

O que é Cultura Organizacional?

Invenis 29 out 2021

A Cultura Organizacional, também chamada de Cultura Empresarial ou Cultura Corporativa, é a forma como uma empresa se posiciona para seus funcionários e o mercado. São práticas, políticas e comportamentos que definem como a organização atua no dia a dia.

E quer um spoiler? Isso faz muita diferença na produtividade e no crescimento da sua empresa. Neste e nos próximos conteúdos sobre Cultura, vamos explicar os motivos.

O impacto no ambiente de trabalho

Você já parou para refletir sobre o porquê tantas pessoas trabalham pensando nas férias ou até mesmo no “sextar”? Ou, então, sobre o porquê de tantos trabalhadores passarem anos sonhando com a aposentadoria?

“Nós tornamos o local de trabalho frustrante e triste”. Essa é a conclusão de Dennis Bakke, fundador e ex-CEO da AES – gigante que oferece serviços, geração e armazenamento de energia elétrica.

As pessoas fazem apenas o que outros mandam. Não participam das decisões e nem usam plenamente seus talentos. O resultado disso? Elas gravitam naturalmente em busca de atividades nas quais possam exercer certo controle sobre suas vidas.

O impacto que o ambiente de trabalho causa na produtividade e até mesmo nas vidas das pessoas é o pior possível. Estudos realizados nos Estados Unidos mostram que o estresse no trabalho é a principal fonte de estresse para os adultos. E esse quadro tem se intensificado nos últimos anos.

Além disso, níveis aumentados de estresse no trabalho aliados à percepção de ter pouco controle e, ao mesmo tempo, muitas demandas estão associadas ao aumento das taxas de ataque cardíaco, hipertensão e outros problemas de saúde.

Em 2020, a Gallup, empresa de pesquisa de opinião, realizou um estudo que mostrou um dado alarmante: apenas 34% dos trabalhadores dos Estados Unidos estavam engajados no trabalho; enquanto o restante não se preocupava com o propósito ou qualquer outro motivo. Ou seja, estão ali somente pelo salário.

Qual é o papel da Cultura Organizacional?

O papel da Cultura Organizacional é refletir a ética e a moral dentro da empresa, determinando caminhos a serem seguidos, guiando decisões e preparando a organização para o futuro. Da mesma forma, ela auxilia nas contratações e demissões, já que norteia os gestores sobre o perfil profissional considerado ideal para se trabalhar ali.

Outro ponto importante é o desenvolvimento do capital humano. Por ser um alinhamento moral e ético, a cultura demonstra para os colaboradores quais são as expectativas da empresa e a melhor forma de agir lá dentro. Isso auxilia as pessoas a traçarem seus objetivos pessoais e profissionais, mantendo-os alinhados às necessidades da empresa.

A partir do momento que tudo é deixado às claras e a transparência é uma realidade no dia a dia da empresa, o ambiente se torna sustentável e saudável. Os colaboradores passam a se sentir mais seguros e, consequentemente, a produtividade aumenta. 

O que podemos tirar de tudo isso? A Cultura Organizacional influencia diretamente nas entregas e na performance do time e da sua empresa. A cultura do medo e da competição não-saudável que muitas empresas aplicam impedem a evolução do negócio; enquanto uma cultura baseada na parceria empresa + colaborador contribui para que todos se juntem por um objetivo em comum.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, nós vamos trazer conteúdos mais aprofundados sobre Modelos de Cultura e como implementamos o Teal na Invenis. Quer ficar por dentro? Então, se inscreva na nossa Newsletter para não perder os conteúdos desta Blog Série!

Continue conosco:

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada: