A transformação digital e a inteligência artificial são dois assuntos muito comentados e desenvolvidos, principalmente, com o intuito de trazer agilidade, facilidade e praticidade no dia a dia das pessoas. No mundo do Direito não é diferente: esses aspectos estão cada vez mais fortalecidos e se fazem presentes em algumas das tendências do jurídico para 2023.
A criação de um espaço virtual, organização de tarefas, criptografia de dados entre outros, fazem parte da expansão de uma advocacia inovadora e tecnológica. Abaixo listamos 5 tendências para o ramo jurídico em 2023.
1. Legal design
Formada pela junção de tecnologia, designer e do direito, essa tendência surgiu justamente para tornar documentos e peças processuais mais atrativas e de fácil compreensão, por meio do uso de elementos visuais como infográficos, cores e imagens.
Normalmente, quando as pessoas pensam no direito, elas atendem a associá-lo a assuntos complicados e pouco acessíveis, o legal designer surgiu para desmistificar isso.
Hoje já existem diversas empresas que adotaram essa técnica em petições e peças processuais, a tendência é que para 2023, o uso do legal designer se popularize ainda mais.
Uma pesquisa realizada no Brasil, apontou que 92% das pessoas preferem ler um documento que utiliza o legal designer, a ler documentos que utilizem apenas textos.
2. Metaverso
O metaverso chegou com tudo e isso não é novidade para ninguém. Essa tendência consiste na união entre o mundo real e o mundo virtual, a partir da junção de hologramas, inteligência artificial e realidade virtual.
O encontro de diferentes tecnologias que permite criar um ambiente totalmente imersivo e interativo. Com a expansão do metaverso, os profissionais do jurídico são capazes de criar escritórios totalmente virtuais, simular e analisar os possíveis cenários de um caso e realizar audiências sem a necessidade de nenhum tipo de descolamento.
A Invenis já visitou esse ambiente e nossa experiência pode ser vista no nosso conteúdo exclusivo sobre o Metaverso.
3. Cibersegurança
A cibersegurança vem se tornando uma grande preocupação, sobretudo dentro do Direito. Isso porque os profissionais têm acesso a dados confidenciais e a informações sigilosas de Pessoas Físicas e Jurídicas, fundamentais para o desenvolvimento dos casos.
Com o avanço tecnológico e o aumento na frequência de reuniões, audiências virtuais e videoconferências, a preocupação em proteger todas essas informações, que correm riscos no ambiente digital, é muito grande. Esse é um momento em que a cibersegurança entra em cena.
Hoje encontramos diversos sistemas especializados no armazenamento seguro desses dados, criados para tratá-los com toda cautela necessária.
Além de investir em cibersegurança, é fundamental se certificar de que as empresas e softwares contratados realmente tenham um tratamento seguro dos dados que os profissionais compartilham, como por exemplo, a autenticação de contratos criptografados por meio do blockchain.
4. Inteligência Artificial e Big Data
Você já deve ter escutado que “sem dados não temos informações”. Afinal, os dados são fundamentais nas tomadas de decisões e na definição de medidas estratégicas.
Neste contexto, o Big Data tem como função centralizar, organizar e compreender um alto volume de informações digitalmente armazenadas, fazendo com que elas sejam transformadas em fontes poderosas para as estratégias do escritório.
Juntamente com a inteligência artificial, o Big Data também ajuda a automatizar as operações, identificar padrões de decisões, comportamentos, projetar possíveis cenários, analisar possibilidade de ganho, entre outras facilidades.
5. Foco na experiência do cliente
Trabalhar com o objetivo de atingir ao máximo a satisfação e uma boa experiência do cliente, é um grande passo no caminho do sucesso, isso porque o melhor marketing é feito por um cliente satisfeito.
Estudos apontaram que cerca de 70% das captações acontecem por indicação de atuais clientes, amigos, familiares e parceiros como outros advogados.
Para alcançar essa satisfação, é fundamental conhecer bem os clientes, compreender suas necessidades e procurar antecipar possíveis futuras dúvidas e objeções.
Tendências do Jurídico para 2023
O conjunto dessas tendências fazem parte da expansão da advocacia, que une tecnologia, inovação e novas metodologias de trabalho.
Quem não se atualiza e não se adequa fica para trás, por isso é fundamental inovar e se renovar no mercado, desenvolvendo seu diferencial e se destacando em relação aos concorrentes.
Gostou do nosso conteúdo? Assine agora mesmo a Newsletter do blog da Invenis no final desta página e fique por dentro das novidades.
Tags:
Assine nossa newsletter
Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada: