logo legaltech invenis logo invenis software jurífico
invenis advocacia 4.0
logo lawtech invenis

3 dicas para implementar automação jurídica

Advocacia 4.0 10 maio 2021

A automação jurídica traz inúmeras vantagens para o seu Escritório de Advocacia ou Departamento Jurídico, mas disso profissionais e gestores já sabem. O que pode gerar dúvidas e até certas dificuldades, nesse caso, é: como implementá-la?

Parece que ter um jurídico rodando com tecnologia e integração de ponta a ponta é sinônimo de dor de cabeça, não é mesmo? Separamos algumas dicas para você implementar a automação jurídica sem preocupações!

Identifique os problemas e as necessidades

O primeiro passo para trabalhar com um time jurídico automatizado é identificar quais são as deficiências operacionais. Ou seja, quais são os processos que estão com gargalos, mas poderiam ser executados com mais celeridade? Responder a essa questão é muito importante para definir os próximos passos.

Para isso, é possível realizar pesquisas internas com os colaboradores. Quem está no dia a dia, em meio aos processos corriqueiros, é capaz de trazer uma visão muito mais assertiva e completa sobre esses assuntos. Explore essas informações que você e seu time já têm dentro de casa.

Vale enfatizar que, mesmo se o problema não for identificado à primeira vista, é possível fazer testes de ferramentas para entender qual delas atende à operação. Também é importante mencionar que, em alguns casos, fazer testes de automação jurídica sem um objetivo, uma dor a ser sanada, pode gerar gastos desnecessários.

Garanta o acesso às informações mais importantes

Após entender os problemas e as necessidades da equipe, pense em como a integração entre áreas pode melhorar a comunicação do setor. Dentro de um mesmo departamento, encontramos diferentes times responsáveis por assuntos específicos, porém todos relacionados à mesma empresa e/ou cliente.

Quando se tem uma ferramenta que possibilita o acesso e o compartilhamento de informações entre colaboradores que trabalham em prol de um mesmo objetivo, todos saem ganhando. Com processos integrados, a produtividade e a assertividade aumentam, bem como as chances de ganhar visibilidade por executar um trabalho de qualidade.

Escolha ferramentas que valorizem dados jurídicos

É claro que não podemos deixar de lado a parte de dados. Como bem disse o matemático especializado em dados, Clive Humby, “Data is the new oil” (traduzida, significa “dados são o novo petróleo”). Ou seja, os dados são muito valiosos e podem ser determinantes para as tomadas de decisões, sobretudo depois de refinados e analisados.

Uma ferramenta de automação jurídica que dá a devida importância aos dados coletados faz toda a diferença. Isso impacta diretamente na performance e nos resultados, já que ela possibilita a previsibilidade de riscos, ajuda no gerenciamento do time e das operações, além de garantir que as tomadas de decisões sejam mais estratégicas.

Os produtos Invenis são exemplos de ferramentas que dão valor aos dados jurídicos – e, também, ao tempo. Se o time recebe informações cruciais sobre determinado processo com antecedência, menores são os danos financeiros e melhores são as resoluções. Produtividade, estratégia, eficácia e time mais engajado.
É por isso que aqui no Blog da Invenis, Tecnologia e Jurídico sempre andam juntos. Falamos sobre dicas, notícias, Legaltech, advocacia 4.0 e muito mais… Quer ficar por dentro destes e de outros conteúdos? Nossa Newsletter é o local certo para você!

Continue conosco:

Assine nossa newsletter

Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada:

logotipo whatsapp