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Como melhorar a produtividade de advogados no Home Office?

Advocacia 4.0 16 ago 2021

O que antes era uma tendência, hoje se tornou uma realidade: o Home Office já está dentro da rotina profissional. Pensar na produtividade de advogados e advogadas e em como tornar este modelo de trabalho melhor é extremamente necessário.

Muitas empresas e escritórios de advocacia se manifestaram sobre o Home Office ou o modelo de trabalho híbrido (presencial e remoto) ser adotado definitivamente, mesmo depois que todas as atividades forem liberadas e acabarem as restrições de distanciamento social.

Pensando em todas essas mudanças, que vieram de repente, separamos algumas dicas para ajudar na organização e na produtividade de advogados e advogadas. Continue com a gente para saber mais!

Tenha uma rotina bem definida

Parece óbvio, não é mesmo? Porém, existem muitos profissionais que não conseguem definir ou manter uma rotina quando estão em casa. É importante lembrar que existe horário para iniciar e terminar a jornada de trabalho, por mais que o principal instrumento – computador – esteja a poucos metros de distância.

Apesar de ser algo fácil de falar, sabemos o quanto é difícil de colocar em prática, principalmente para quem tem filhos ou não mora sozinho. A dica é conseguir dividir seu tempo de trabalho e de lazer, definindo horários e metas que também incluam as crianças, no estilo gamefication, fazendo como se fosse uma brincadeira diária com elas. Dessa maneira, é mais fácil conseguir conciliar todas as atividades.

Planeje as suas tarefas

Para começar, estabeleça um fluxo de trabalho com as tarefas recorrentes, ou seja, aquelas que você precisa realizar todos os dias. Com isso, você já inicia a sua organização de tempo e de entregas.

É importante fazer um planejamento semanal. Veja todas as tarefas feitas ou que continuam pendentes e monte uma lista do que é necessário entregar na próxima semana ou nos próximos dias. Uma dica aqui é definir as prioridades, para não deixar passar nenhuma entrega relevante.

Elimine ao máximo as distrações

Muitas pessoas, quando estão em Home Office, se permitem trabalhar com a televisão ligada, por exemplo, ou fazer mais pausas do que normalmente fariam se estivessem no modelo presencial. Sim, você pode conciliar duas coisas, mas é preciso ter consciência do que está tirando o seu foco e atrapalhando o seu desempenho.

Você está levando um tempo maior para fazer suas atividades? Se a resposta for sim, vale fazer uma análise do que atrasa a sua rotina e tentar reduzir ou eliminar esse fator durante o período de trabalho.

Mantenha a comunicação com seus colegas

Um dos desafios do trabalho remoto é manter a comunicação com seus colegas ou time, mas ela precisa acontecer. É necessário saber o que o outro fez, está fazendo ou pretende fazer, já que suas tarefas podem se complementar e vocês conseguem se ajudar.

Além da economia de tempo, vocês conseguem desempenhar as atividades com maior rapidez e, quem sabe, com muitos insights e aprendizados.

Para auxiliar no compartilhamento de informações e na comunicação entre profissionais e áreas, vale a pena investir em um sistema que faça essa integração. Existem aplicativos que permitem que todos acompanhem o andamento das tarefas e/ou que seja utilizado como um “chat” interno.

Invista em tecnologia

Quando falamos de economia de tempo e produtividade, não podemos deixar de citar a tecnologia. Se a gente já falava dela quando surgiu o conceito de Advocacia 4.0, agora mais ainda… Existem muitos softwares que agilizam o dia a dia e melhoram a produtividade de advogados, advogadas e os outros profissionais que trabalham no Jurídico.

Com a automação, as tarefas manuais são deixadas de lado para que um sistema as faça. As informações coletadas com tecnologia permitem que os profissionais desempenhem um papel mais estratégico dentro dos times. Dessa forma, os resultados podem ser ainda melhores.

As Legaltechs têm a missão de melhorar o dia a dia dos profissionais da área. Os produtos Invenis, por exemplo, permitem que você tenha a visibilidade de todos os processos:

  • Histórico processual de determinado CNPJ (Index)
  • Novos processos distribuídos (Inspect)
  • Monitoramento do andamento dos processos (Inform)

Conheça a Invenis e solicite um teste grátis!

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