Toda empresa precisa de políticas e normas, este é um ponto fundamental para que ela esteja funcionando de acordo com as normas, leis e com ética. Dentro deste assunto, um termo comum muito presente entre as empresas e que você já deve ter escutado falar sobre, é o Compliance. Estar em Compliance é estar em conformidade com determinadas normas, leis e regras em relação às políticas corporativas e leis federais.
Para entender mais sobre o Compliance, você pode clicar aqui para conferir o conteúdo completo no nosso blog.
Além desse termo, hoje nos deparamos com o Compliance Antidiscriminatório. Embora o nome já seja de certa forma auto explicativo, neste conteúdo, vamos entrar mais a fundo no assunto para entender melhor o que diz respeito e quais são os benefícios de implantar na empresa. Confira!
No final deste artigo, você terá lido sobre:
- Entenda o que é Compliance Antidiscriminatório
- Qual a diferença entre o Compliance Antidiscriminatório e o Compliance?
- Quais os benefícios de implementar o Compliance Antidiscriminatório?
Entenda o que é Compliance Antidiscriminatório
O Compliance Antidiscriminatório refere-se à um conjunto de normas, políticas, práticas e procedimentos adotadas por uma organização, com o intuito de combater a discriminação contra qualquer pessoa, colaboradores ou fornecedores. Seja a discriminação por:
- Raça;
- Gênero;
- Religião;
- Orientação Sexual;
- Etnia;
- Deficiência;
- Idade;
- Assédio moral;
- Ofensas verbais, etc.
O objetivo do Compliance Antidiscriminatório é garantir que todos sejam tratados de forma igualitária e justa. O que também envolve a adoção de medidas para identificar, prevenir e corrigir qualquer caso de discriminação, de forma a promover um ambiente mais respeitoso e inclusivo na organização.
Qual a diferença entre o Compliance Antidiscriminatório e o Compliance?
Embora ambos os termos sejam bem próximos com definições semelhantes, eles possuem finalidades distintas. Tanto o Compliance Antidiscriminatório como o Compliance, são conjuntos de normas, procedimentos e práticas com o objetivo de estar em conformidade com as normas vigentes legais, sejam elas internas ou externas.
Porém, enquanto o Compliance Antidiscriminatório surgiu como uma estratégia para identificar e eliminar possíveis práticas discriminatórias para promover um ambiente de trabalho justo e inclusivo (como já mencionamos anteriormente), o Compliance serve para garantir que a empresa esteja em conformidade com as questões ambientais, financeiras, trabalhistas, segurança, entre outras.
Quais os benefícios de implementar o Compliance Antidiscriminatório?
Uma empresa que implementa o Compliance Antidiscriminatório promove diversos benefícios, confira a seguir quais são os principais.
Aumento da inclusão e da diversidade
Quando a empresa adota o Compliance Antidiscriminatório, ela promove um ambiente de trabalho mais inclusivo, fazendo com que todos os colaboradores se sintam valorizados e respeitados, seja lá qual for sua raça, origem étnica, gênero, orientação sexual, etc.
Retenção de talentos
Uma empresa que adota o Compliance Antidiscriminatório, demonstrando compromisso com a igualdade e a diversidade, torna-se mais atraente para diversos talentos. Quando os colaboradores se sentem em um ambiente inclusivo, onde são valorizados e respeitados, existe a probabilidade de eles permanecerem na empresa a longo prazo.
Redução de litígios
Se preocupar com questões antidiscriminatória reduz a probabilidade de disputas judiciais relacionadas à discriminação no ambiente de trabalho, resultando na economia de recursos, tempo e danos à reputação da empresa.
Melhora na reputação da empresa e atração de investidores
Quando a empresa se preocupa com questões morais e éticas adotando políticas antidiscriminatórias, ela automaticamente gera uma boa reputação no mercado. Tornando-se capaz de atrair mais clientes e investidores que valorizam esses princípios, pois acabam sendo vistas como uma aposta mais segura e sustentável a longo prazo, podendo aumentar o interesse em investir nela.
Gostou do conteúdo? Você também pode navegar mais pelo o nosso blog e conferir o nosso artigo completo sobre os cuidados que o jurídico deve ter com o Overcompliance.
Tags:
Assine nossa newsletter
Receba as notícias da Invenis e as últimas novidades do mundo jurídico direto em sua caixa de entrada: